Venho estudando e analisando o mercado digital e vou compartilhar algumas estratégias que serão tendências em 2023.
Simplicidade é a Rainha do Conteúdo
Cada vez mais veremos postagens sem design. Essa é uma forte tendência de humanização, pois passa uma imagem mais “artesanal” e pessoal nas publicações.
Exemplo delas é o carrossel em formato Twitter e o Post Bloco de Notas.
Contadores de História
Os consumidores já não querem saber o quão maravilhoso é o seu produto ou serviço. Eles querem saber a sua história; a história da sua marca. O mercado será invadido por Storytellers (Contadores de histórias).
Automações para Pequenos Negócios
Antes, o mercado de automações atendia apenas negócios com uma estrutura de marketing montada. Em 2023, ferramentas de automação como o ManyChat estarão cada vez mais presentes no marketing das empresas.
Comunidades Digitais
As marcas, pessoas e negócios que conseguirem gerar um senso de pertencimento a um grupo sairão na frente. O orgânico ganhará uma nova importância.
Era da Perspectiva
Não adianta somente postar o conteúdo na internet. É preciso dar sua opinião e mostrar sua visão de mundo sobre determinado assunto. A enxurrada de conteúdo produzido durante e depois da pandemia deixou a audiência mais seletiva. Coloque a sua perspectiva em todo conteúdo que produzir.
Baixo Engajamento
As pessoas estão ficando com preguiça de interagir com as publicações nas redes sociais. Veja que o seu número atual de curtidas certamente é inferior há 1 ano aqui no Instagram. As Egométricas que envolvem seguidores, engajamento e views não terão a mesma importância que tempos atrás.
Para entender mais sobre as tendências de marketing para 2023, recomendo que assista ao meu vídeo completo no Youtube:
Para você, existe alguma tendência que eu não mencionei nesse post?
Quero sugestões para quem sabe fazer uma outra versão dessa publicação com novas tendências.
Acompanha-me no Instagram: @raphafalcaof