Fala galera, Rapha aqui.
Todo mundo está sempre preocupado em fazer os melhores vídeos, os melhores designs e o melhor conteúdo, mas é necessário saber que ter uma boa escrita também vai te ajudar muito.
Não basta apenas convencer as pessoas a comprarem o seu produto ao mostrar em stories enfeitados no Instagram. Você precisa dominar a técnica de copywriting que vai te auxiliar fazer mais vendas e na captação de novos clientes através de anúncios.
- O que é copywriting?
A tradução do termo em inglês é “redação”, mas, nesse caso, se refere ao texto produzido especialmente para campanhas de marketing. É o processo de criação de textos persuasivos com a finalidade de fazer vendas.
Todo o texto que vemos em páginas são voltadas para venda, anúncios, landing page, propagandas na TV, dentre outros, podem ser chamados de copywriting. Claro que essa técnica pode ser usada para estreitar relacionamentos de marca e cliente também.
- Como fazer o consumidor comprar os meus produtos?
Você precisa saber que o seu cliente tem 5 estágios de consciência para finalmente chegar ao ato da compra. Entretanto, entenda que só vender para esse cliente uma única vez não quer dizer que você fez boas vendas, acontece que uma boa venda é quando você vende para a mesma pessoas muitas vezes, então você vai poder dizer que essa pessoa é um cliente fiel da sua marca.
No entanto, vamos ver os conflitos que esse consumidor passa até se tornar o seu cliente fiel através de duas abordagens feitas por Eugene Schwartz.
- Abordagem indireta
Esse tipo de abordagem é feito quando as pessoas não conhecem a sua marca, então elas precisam desenvolver confiança em você e para gerar essa confiança em futuros clientes você deve entregar conteúdo de valor, que pode ser feito através de tráfego pago e tráfego orgânico.
Outra abordagem muito boa é a consciência do problema, você precisa pegar o ponto certo das dores do consumidor, pois eles sabem que tem um problema, mas não sabe que já existe uma solução para isso, então é o momento certo para mostrar os benefícios do seu produto.
Ex: O consumidor tem dificuldade em planejar e criar conteúdo para as redes sociais, então através de um anúncio encontrou o curso Missão Digital que promete ensinar tudo que ele precisa saber sobre redes sociais.
Estou solucionando o seu problema, é isso que você deve fazer com os seus clientes.
- Abordagem direta
Na abordagem direta, o consumidor já conhece a sua marca e o seu produto, porém ele está esperando uma oferta irresistível. Você pode fazer ofertas assim em datas como black friday ou quando bater alguma meta importante.
Entretanto, entenda que existe uma jornada do desconhecido até ser reconhecido pela sua audiência, então você deve trabalhar as estratégias de anúncios para prender a sua audiência a sua marca.
Tabela de exemplos a baixo:
- Como saber as dores da minha audiência?
Existe alguns meios de saber quais são as dores da sua audiência. Você pode fazer enquetes e abrir caixinhas de perguntas para as pessoas responderem, também pode conversa indiretamente com alguém que está sempre comentando os seus posts para saber o que ela precisa ou pode fazer por conta própria também.
Atividade sobre a sua audiência:
- Quais são os top 7 desejos da sua audiência?
- Quais são os top 7 dores da sua audiência?
- Quais são os top 7 dúvidas da sua audiência?
- Como apresentar o meu produto através do copywriting?
Saiba que a forma que você aborda a sua clientela vai influenciar nas suas vendas. As pessoas não querem mais ouvir discursos prontos sobre a sua marca, por isso você deve responder aquelas perguntas para saber as dores das pessoas e como deve chegar nelas.
- Como ter ideias para copywriting?
Tenha pastas de ideias, pois é uma ótima maneira de se manter inspirado e de escrever bons anúncios. Recomendo que tenha 3 pastas de ideias para nunca faltar inspiração.
- E-mails:
Faça cadastro na newsletter de pessoas que trabalhe no mesmo nicho que você, depois vá colocando em uma pasta todos os e-mails marketing que você mais achar interessante e observe o jeito que essa pessoa se relaciona com a audiência dela por esses e-mails.
- Landing Page:
Olhe as páginas de vendas das pessoas que seja no mesmo nicho que o seu, leia o que está escrito, quais são os tópicos abordados e como é construído a estrutura do layout da página.
- Anúncios:
Sempre que você ver anúncios interessantes nas suas redes sociais, salve tudo no seu arquivo para você ter inspirações de como fazer os seus anúncios, os seus textos e em qual formato chama mais atenção.
- Quais são as técnicas de copywriting?
Existe 7 técnicas para fazer uma boa copy de uma maneira bem descomplicado.
- Crie títulos atraentes.
Os títulos devem prender a atenção da pessoa que está passando pela timeline do Instagram ou visitando sites. Você só tem aquela oportunidade de capturar o interesse dele pelo seu produto, então dê uma solução rápida em uma linha para o seu futuro cliente.
- Proporcione escaneabilidade.
Não faça muito texto, pois se torna uma leitura cansativa e maçante, apenas escreva o necessário para a pessoa entender apenas com uma olhada rápida no seu anúncio e coloque imagens para ilustrar melhor o que você está vendendo.
- Faça chamada para ação.
Nunca esqueça de fazer chamada para ação em todos os seus anúncios para incentivar as pessoas a saberem mais do seu produto.
- Evite repetir palavras.
A repetição de palavras pode deixar a sua copy muito pobre, pois vai acabar tomando espaço de informações que são realmente necessárias. A repetição das palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições:
Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos.
Ex: Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolve viajar.
- Não use palavras longas e difíceis.
Não use palavras complicadas, longas ou em inglês para as pessoas não ficarem confusas o que você está tentando dizer. Uma boa copy não quer dizer que você tem que encher o texto de palavras “chiques”.
- Use metáforas e exemplos.
As metáforas são muito boas para explicar coisas consideras difíceis para a sua audiência. Por exemplo, quando eu digo que quando você promove um post do Instagram você está dando tiro para qualquer lado, ou seja, isso não é bom para o seu negócio.
- Use a voz ativa.
Compare estas duas frases:
– Algumas interessantes técnicas de anúncios são passadas neste texto.
– Este texto passe interessantes técnicas de anúncios.
Qual das duas foi mais fácil de entender? As frases na voz ativa são mais persuasivas e menos complexas.
Dicas de ouro extras:
- Use números no início do título;
- Use, no máximo, 65 caracteres;
- Seis palavras são o suficiente;
- Desperte a curiosidade com perguntas. Por exemplo: “Você sabia que 95% das pessoas não usam o Facebook Ads?”;
- Fale diretamente com o leitor utilizando o pronome “você”;
- Use adjetivos legais e interessantes em seus títulos;
- Em títulos, palavras negativas chamam atenção;
- Use dados impressionantes como: “7 estratégias matadoras para os seus anúncios”;
- Seja específico, vá direta ao assunto. Por exemplo: “Como anunciar de forma descomplicada”.
- Aprenda a fórmula do título clássico: número + adjetivo + palavra – chave + benefícios. Por exemplo: “10 descomplicadas maneiras de criar anúncios engajadores”.
7 – Estrutura ideal para a sua copy.
Agora você precisa estruturar a sua copy para o anúncio que será lançado ou para a sua página de vendas.
- Crie contexto
- Forneça valor
- Faça uma promessa
- Gere escassez
- Chame para ação
Dica de ouro: 5 exemplos para copy.
- Prova
Mostre resultados.
- Dois tipos
Comparativos entre produtos e métodos.
- Conteúdo
Entregue o que ninguém entrega.
- Você sabia
Gere curiosidade.
- Problema / solução
Conteúdo que sane um problema.
Coloque em prática as dicas de copywriting que passei para você.
Rapha Falcão
Dicas Digitais