O mercado do Marketing Digital está sempre se reinventando para acompanhar a mudança de comportamento do consumidor. Caso ainda não tenha lido a primeira parte das tendências de marketing para 2023, então recomendo que clique no título abaixo.
Leia: Tendências de Marketing para 2023.
1 – Experiência do cliente
Um dos maiores segredos de estratégia de marketing é desenvolver uma experiência bem sucedida para o cliente. Construa uma experiência única para o seu cliente e promova um senso de pertencimento e transforme o seu negócio em uma comunidade.
2 – Privacidade dos dados
As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o uso dos seus dados na internet. Por isso, empresas como a Apple estão produzindo conteúdo sobre segurança dos dados como uma estratégia de marketing para atrair mais usuários.
3 – A ascensão da AR e VR
AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual) já estão começando a influenciar o mercado do marketing digital. Exemplo disso foi quando a influencer Boca Rosa lançou uma linha de maquiagem inspirada no Metaverso na qual a compra era feita por um site com experiência de Realidade Virtual.
4 – Vídeos curtos
Os vídeos curtos chegaram para ficar de vez!
Nos últimos anos, o Tiktok passou de uma plataforma de exibição da Geração Z para uma gigantesca máquina de marketing. As marcas estão buscando se conectar com a nova geração de consumidores.
5 – O conteúdo é o rei
Sempre falo que você deve ver o seu conteúdo como um jogo de xadrez. Novas trends sempre vão surgir (e veremos repetição aos montes), mas o conteúdo de valor/educacional continua sendo o rei desse jogo.
6 – O poder dos micros influenciadores
Os micros influenciadores são pessoas que possuem de 1.000 a 100.000 seguidores. Apesar de não terem milhões de seguidores, muitos têm um forte engajamento e senso de comunidade com o seu público. Por isso, as marcas estão apostando cada vez mais na contratação dos micros influenciadores.
7 – Marketing socialmente responsável
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Hoje percebemos que a compra é feita de modo mais consciente. O que vemos são marcas se envolvendo em causas sociais e assim atraindo mais consumidores que se identificam com os seus valores institucionais.
8 – Market place em redes sociais
Desde 2022, grandes varejistas como Walmart estão experimentando os market places em plataformas como Tiktok e Instagram. Isso também continuará em alta 2023, pois as marcas buscam encurtar a distância entre o conteúdo de descoberta (topo do funil) e o de venda (conversão).
Gostou do conteúdo? Acompanhe-me no Instagram @raphafalcaof para saber de todas as novidades!