Você está se vendendo o tempo todo. A forma que você se veste, se comunica, se relaciona. Tudo isso é posicionamento. E posicionamento e marca estão intimamente ligados para a construção de uma comunidade digital de sucesso.
Os meios de comunicação estão sempre avançando na internet e os usuários estão desenvolvendo novos comportamentos e opiniões sobre as marcas, por isso os negócios online e influenciadores devem estar sempre se aprimorando de acordo com as novas tecnologias e tendências do marketing para construir um posicionamento adequado na internet.
É fato que toda empresa precisa ter a sua missão, visão e valores como uma maneira de se apresentar ao público, para construir um posicionamento sólido, mas muitas pessoas atrelam essas questões a grandes empresas, quando na verdade todo pequeno negócio e pessoa que lida com a internet deveria ter bem definido. Afinal, é preciso definir em quais canais estão o seu público e que essas pessoas estão procurando.
Por causa desse questionamento que surgiu a necessidade de unir o marketing com as novas tecnologias, pois assim podemos usar a identidade de um negócio digital como base para estruturar as melhores estratégias para conquistar mais clientes online, definir um posicionamento e construir comunidades no digital.
• O que é o posicionamento de marca?
É a forma como a audiência enxerga uma empresa ou até mesmo uma pessoa, tudo que envolve a imagem, a forma de se comunicar e de se relacionar com esses usuários. Sua principal função é criar conexões entre a marca e os clientes/seguidores, assim tendo um diferencial perante a concorrência.
A verdade é que as pessoas se conectam com outras pessoas. Quando você possui um posicionamento e cria uma comunidade, o engajamento será maior e como consequência você irá vender mais no mercado digital.
• Como posso posicionar o meu negócio na internet?
Primeiro, tenha em mente qual é o seu tipo de negócio, saiba quem é o seu público alvo, qual é a sua missão, visão e valores. Uma empresa ou profissional digital que não sabe tudo sobre si mesmo não passa credibilidade para os outros. A dica aqui é fazer a matriz SWOT, defina suas forças e fraquezas no ambiente interno do seu negócio e ameaças e oportunidades no ambiente externo.
Segundo, saiba que não é um trabalho rápido, as estratégias vão trazer resultados a longo prazo e isso também te ajuda a consolidar a sua imagem, pois ter um bom posicionamento no mercado requer tempo e paciência.
A consistência é a chave para que a audiência lembre de você, porque quem não é visto, não é lembrado. Hoje em dia, a informação chega muito rápido e desaparece mais rápido ainda, então a sua marca precisa ser constante. Você precisa ser o “Top of Mind” na cabeça do seu cliente. Vou te passar um exemplo: Quando eu falo de palha de aço, qual marca você se lembra?
Provavelmente, você pensou na “Bombril”. No meu posicionamento, quando alguém fala em “Marketing Digital”, o Dicas Digitais precisa ser a primeira lembrança de alguma marca que o cliente tenha na cabeça.
A pergunta que te faço é: Você é “Top of Mind” na cabeça do seu cliente?
• Qual é a importância do posicionamento de marca no meu negócio?
Assim que a marca começa a trabalhar o seu posicionamento nas redes sociais, ela passa a construir um propósito e ter uma personalidade própria, fazendo com que os seus clientes se identifiquem com ela.
Um estudo muito interessante é o do arquétipo da marca. O arquétipo é um conjunto de padrões que cria traços de personalidade, visão e valores para uma marca. Por exemplo, o arquétipo da famosa marca de motos “Harley Davidson’ é o Fora da Lei, pois preza pela rebeldia, liberdade, entre outros tópicos para se posicionar na cabeça do cliente. Existem 12 tipos diferentes de arquétipos. No meu planejamento, o meu arquétipo principal é o do Criador. Recomendo que você busque se aprofundar mais sobre o assunto.
É bom ressaltar que se posicionar na internet não se trata apenas de vender mais, mas também de conquistar fãs, porque o cliente não vai procurar a concorrência quando sabe que o seu trabalho é melhor e que nunca o decepcionou. Manter um cliente é muito mais barato que conquistar um novo, pense nisso.
Ter uma boa imagem com o público desenvolve um relacionamento duradouro. As pessoas vão reconhecendo a identidade, a personalidade, as atitudes e até mesmo o tom de voz da sua marca.
• Por onde posso começar?
Comece estudando sobre marketing e redes sociais, pois vai precisa de base para saber quais são as melhores estratégias. Existe muitos meios de se consumir conteúdo, no meu próprio Instagram @dicasdigitais eu explico várias maneiras de se trabalhar o marketing em negócios online.
Estruture a sua persona, caso tenha muito dificuldade em fazer tudo sozinho, então pergunte diretamente a sua audiência quem eles são e quais são as preferências deles através das redes sociais.
Cause pequenas transformações na vida da sua audiência através dos seus conteúdos, por mais que o seu produto à venda seja o melhor do mercado, você precisa convencer as pessoas disso e mostrar os benefícios de comprar os seus produtos, além de mostrar que é um especialista no seu nicho. A compra também precisa ser emocional.
• Quais são as melhores estratégias?
– Trace objetivos para alcançar as suas metas.
– Estude as melhores formas de se conectar com a sua audiência.
– Escolha a plataforma que vai te dá mais acesso ao seu público: Instagram, TikTok, YouTube, Telegram, etc.
– Estruture a sua persona.
– Crie e compartilhe conteúdo de valor.
– Equilibre os posts comerciais e educacionais.
– Fortaleça o seu relacionamento com os seguidores.
– Reafirme os valores da sua marca.
– Faça e-mail marketing.
– Invista em anúncios para expandir as vendas.
– Seja original
Agora tudo depende de você colocas as ações que te mostrei em prática para aumentar a sua credibilidade nas redes sociais.
Jogue duro.
Rapha Falcão
Dicas Digitais