Semana passada, estreou a 6ª temporada da série Black Mirror. Essa é uma série de televisão britânica de ficção científica criada por Charlie Brooker que traz em episódios com média de 1h de duração, as consequências imprevistas causadas por novas tecnologias. Uma das séries mais vistas e esperadas no mundo.
Vou contextualizar melhor para quem ainda não conhece a série (inclusive se você ainda não assistiu, recomendo que assista). O autor apresenta de maneira super inteligente, cenários futuristas onde são apresentadas tecnologias bem “malucas” e estranhas, mas ao final de cada episódio, é feita uma crítica social. A cada novo capítulo há uma história diferente, com tecnologias diferentes e personagens também.
Mas, será que realmente essa série é de ficção? Bom, eu mesmo já consegui identificar algumas das tecnologias utilizadas por lá, que já são realidade em nosso universo. Sim, isso mesmo. E, pensando nisso, eu separei 4 tecnologias que parecem ser da série, mas que já existem na nossa realidade.
Continue lendo para saber quais são:
- Sistema de Crédito Social:
Na série, alguns episódios exploram a ideia de um sistema de classificação social baseado no comportamento das pessoas.
No mundo real, isso já existe: a China possui um sistema que avalia cidadãos com base no seu comportamento, incluindo histórico financeiro e interações online, afetando o acesso a determinados serviços, como empréstimos.
- Implantes cerebrais
Também já temos: Elon Musk possui uma empresa chamada Neuralink.
Essa empresa está desenvolvendo um chip para ser implantado no cérebro, visando conectá-lo a computadores.
- Deepfakes:
Estamos cada vez mais familiarizados com essa tecnologia. Vídeos e imagens são manipulados por algoritmos de IA para criar falsificações realistas, levantando preocupações sobre desinformação e privacidade.
- Realidade Social Virtual
Plataformas de mídia social, jogos online e mundos virtuais que permitem que as pessoas criem identidades digitais e interajam em ambientes virtuais compartilhados. Você já jogou dessa forma?
Cena de episódio da 6ª temporada.
Muito interessante e até um pouco assustador. Será que fizemos uma viagem ao futuro ou o futuro já chegou?
Bom, seja qual for sua resposta, eu dou uma dica: vamos continuar acompanhando todas essas novidades, tomando todo cuidado e tendo o máximo de responsabilidade possível. Indico a todos a assistirem a série e refletirem sobre o uso da tecnologia em nossa realidade. As seis temporadas de Black Mirror estão disponíveis na Netflix.
Se gostou do conteúdo, me acompanha no Instagram @raphafalcaof para ficar por dentro do mundo do marketing.