O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. Desse total, 35 milhões são de brasileiros, o que representa 7% de contas de todo o globo, números esses que deixam o Brasil entre os 5 países que mais utilizam o Instagram. Tratando de gênero, o perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e a grande maioria está acostumada com compras pela internet, o que eleva bastante o potencial de consumo dos usuários desta rede social.
Seguem alguns números interessantes para quem deseja utilizar o Instagram em seus negócios:
- São publicadas 95 milhões de fotos/vídeos todos os dias;
- 4,2 bilhões de “curtidas” por dia são realizadas no Instagram;
- Gênero: 53% são mulheres e 47% são homens;
- Faixa Etária: 67% estão entre os 18 a 34 anos;
- 95% dos usuário possuem conta no Facebook e/ou Twitter.
Fonte: G1 Junho/2016
10 dicas
Com todas essas informações, você ainda vai ficar de fora desse mercado?
Então, seguem 10 dicas para você que pretende promover o seu negócio no Instagram:
1- Faça do seu Instagram uma revista online do seu negócio
Pense que o seu Instagram é uma revista com várias seções, nele você pode abordar diversos conteúdos. Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Faça um cronograma para suas publicações diárias.
Exemplo, se você lida com moda mescle suas postagens de venda com dicas de como combinar peças de roupa, faça postagens de looks do dia, publique algo de humor, atualidades, motivação e claro esteja sempre relacionando essas postagens com o seu universo de atuação.
Inspire-se usando o www.pinterest.com (exemplo na imagem abaixo) e veja o que o pessoal está publicando diariamente sobre determinado assunto.
Utilize o www.hootsuite.com para programar suas publicações.
2- Crie um nome de usuário
Para criar um usuário no Instagram é recomendado que você utilize o nome da sua empresa. Muitas vezes, o nome já vai está sendo usado, então utilize sinais (ponto, underline, traço) na composição do seu nome para que você possa criar um perfil que identifique o seu negócio. É essencial que o nome seja facilmente reconhecido pelo seu cliente.
3 – Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio
a) Coloque uma foto bacana com a logomarca da sua empresa.
b) Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz, a dica aqui é fazer tópicos e utilizar emotions na descrição do seu perfil.
c) Leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia. Se tiver outros canais como YouTube, Twitter, Telegram ou Pinterest uma menção no seu perfil também pode ser legal.
4 – Mude o seu perfil para o Instagram comercial
O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios. Nessa plataforma você poderá acompanhar o perfil dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos. Além disso, é possível adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde você pode colocar o seu telefone, e-mail e endereço. Facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você. O tema é amplo e podemos tratá-lo em uma outra publicação.
5 – Utilize hashtags e crie links para suas postagens
No Instagram, você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.
A dica é que você estude quais as hashtags estão sendo mais buscadas no seu meio e faça listas delas no bloco de notas do seu celular. Quando você precisar postá-las é só copiar e colar na sua publicação. Você pode utilizar hashtags mais gerais que possuem muitas menções no Instagram, exemplo #marketing, #startup, #inovação , como também pode trabalhar hashtags mais regionais, exemplo #alagoas, #maceio, #sururuvalley . O mais legal é que você pode criar uma hashtag do seu negócio e divulgar no seu perfil e publicações.
Ah e só pra deixar claro, a quantidade de hashtags publicadas por postagem vai do seu bom senso, não existe uma regra.
6 – Imagem é tudo
Lembra daquela famosa propaganda de refrigerante “imagem não é nada, sede é tudo.”? Pois bem, esqueça! No Instagram imagem é tudo, e tudo mesmo!! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis, isso só vai queimar a sua marca na internet. Como nem todo mundo tem condições de contratar um fotógrafo profissional, existem os aplicativos espalhados pela internet que nos ajudam na edição de fotos, postagens comerciais e filtros legais para as nossas publicações. Então, listarei 3 deles para que você possa utilizar nas suas postagens:
a) www.canva.com nesse aplicativo de edição você pode criar layouts incríveis para as suas postagens, podendo escolher a rede social que deseja publicar, utilizando modelos prontos, fazendo o upload de sua foto e editando o texto e imagens a seu bel prazer. Uma verdadeira mão na roda para quem tem um perfil comercial. Você pode utilizar ele no computador ou baixar no IOS ou Android.
b) “Enlightapp” – esse editor de imagens é pago, mas vale muito a pena para quem deseja produzir fotos diferentes do convencional e de forma rápida no seu celular. Além disso, eles oferecem alguns tutoriais no próprio perfil do aplicativo no Instagram @enlightapp . Pode baixar no IOS ou Android.
c) “Snapseed” – Nele você pode editar fotos gratuitamente e colocar diversos filtros. Vale a pena para clarear aquela imagem que saiu mais escura ou dar aquele tom retrô na sua foto. Mas, nada de exagero nos filtros viu!? Pode baixar no IOS ou Android.
7- Se relacione com os seus seguidores
As pessoas se conectam com a marca, elas interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags e o que elas esperam? Esperam que a marca esteja próxima e de alguma maneira conectadas com elas! Portanto, tire um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes. E aí vai algumas tarefas diárias para você trazer mais engajamento para o seu negócio:
- Curta algumas fotos dos seus seguidores todo dia;
- Responda os comentários em todas as suas publicações;
- Mencione os seus clientes ao responder as postagens;
- Comente nas fotos dos seus seguidores;
- Mencione pessoas influentes do seu meio em publicações: Blogueiras, Celebridades, Lojas parceiras, YouTubers etc.
8 – Seja autêntico e criativo
Crie vídeos curtos do seu cotidiano, colha depoimentos dos seus clientes, poste fotos de clientes utilizando os seus produtos, conte a história da sua marca através de fotos que mostram a essência do seu negócio, publique fotos da sua equipe em momentos de diversão, todas essas ações vão conectar as pessoas ao seu negócio.
Utilize fotos do seu produto e composições de outros elementos para suas postagens, improvise uma placa de MDF ou de grama que você encontra facilmente em alguma loja de material de construção e exponha o seu produto de maneira criativa tirando fotos de um ângulo superior.
Você pode também investir em um ministudio fotográfico que na verdade é uma caixa com um fundo e iluminação adequada para você tirar fotos de qualidade, é só pesquisar na internet! O preço é bem acessível e varia entre R$ 150 a R$ 500 a depender do tamanho e iluminação da caixa.
Uma outra dica é contar uma história por dia no Instagram Stories, lembrando que toda história tem um enredo: início, meio e fim. Portanto, não publique histórias avulsas que confundam a cabeça do cliente com elementos soltos e desconexos.
Para criar vídeos curtos utilize aplicativos como o “filmorago” e edite o seu vídeo com textos, acelere ou deixe em câmera lenta. Liberte sua criatividade, o aplicativo é gratuito e disponível para IOS e Android.
9 – Aumente o número dos seus seguidores
Crie competições de fotos, hashtags e faça parceria com outros perfis. Você pode também investir comprando uma publicação de alguma pessoa influente no seu meio. Geralmente blogueiras, celebridades, youtubers!
É muito comum pessoas com bastantes seguidores divulgarem perfis de terceiros em troca de um valor por postagem e aí vai variar de pessoa para pessoa, quantos mais seguidores mais caro será o valor da postagem. Muitos também utilizam a permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da postagem. Exemplo, uma blogueira almoçará em um determinado restaurante por 1 mês em troca de x postagens sobre o lugar.
A dica é que você consiga identificar as pessoas que são importantes para o seu negócio no Instagram, liste as blogueiras regionais, empresas parceiras, formadores de opinião, celebridades e busque formas de parceria para divulgar o seu negócio.
Importante também, listar os concorrentes do seu negócio e acompanhar o perfil deles e ver qual o estilo de fotos tem mais curtidas e comentários, como eles oferecem conteúdo para o cliente e até as hashtags que eles estão utilizando. Depois disso, é trazer as informações para a sua realidade e criar sua própria identidade e meio de se relacionar com os clientes no Instagram.
Existe o Instagram patrocinado, mas esse é um assunto para uma outra publicação.
10 – Crie “Avatares” dos seus clientes (Personas)
Isso mesmo, crie o perfil do seu cliente ideal ou a buyer persona. Coloque idade, profissão, hábitos, estilo de vida, necessidade, problemas e nomeie esse seu cliente.
Exemplo, Morgana, 32 anos, casada, mãe de 2 filhos, gosta de praticar esportes, comer alimentos saudáveis, busca emagrecer, mas tem como problema a falta de tempo. Crie alguns avatares dos possíveis clientes do seu negócio e comece a direcionar as publicações como se fosse feita para aquele cliente pré-definido.
Vamos tomar como exemplo uma loja de suplementos alimentares: tem aquele cliente que frequenta a academia diariamente e quer ficar forte, aquele outro que quer somente emagrecer, aquela pessoa mais velha que está em busca de uma alimentação mais saudável. Enfim, todos eles são personas (avatares) do seu negócio que possuem dores (problemas) diferentes, cabe a você através das suas postagens trazer o remédio específico para cada uma dessas personas. Sugiro que você crie entre 3 a no máximo 5 perfis de clientes para que você não diversifique demais suas publicações e saia muito da proposta de valor do seu negócio.
Para facilitar o processo de criação de personas, indico os seguintes sites:
Abraços e até a próxima,
Raphael Falcão – Dicas Digitais